O setor de veículos elétricos (VEs) na China continua a surpreender, alcançando marcas impressionantes e deixando concorrentes estrangeiros para trás. Em julho de 2024, metade de todos os veículos novos vendidos no país eram elétricos puros ou híbridos, um marco significativo na indústria automotiva chinesa.
Esse crescimento reflete a liderança da China na transição global para energia mais limpa, superando seus pares ocidentais. Segundo a Associação de Carros de Passageiros da China, as vendas de veículos de energia nova (NEVs) aumentaram 37% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A participação dos veículos elétricos nas vendas de automóveis novos na China alcançou um recorde de 50,7% em julho. Para se ter uma ideia, há três anos, essa porcentagem era de apenas 7%. Investimentos massivos em cadeias de suprimento e subsídios governamentais têm sido fundamentais para esse avanço.
As marcas locais, como BYD e Li Auto, se beneficiaram bastante desse crescimento, estabelecendo novos recordes mensais de vendas em julho. No mês passado, as vendas de veículos elétricos puros na China aumentaram 14,3%, superando o crescimento de 9,9% registrado em junho.
Como a China Conseguem Estabelecer Esses Recordes?
A China tem investido pesadamente em infraestrutura e incentivos para promover o uso de veículos elétricos. Entre os fatores que impulsionam essa tendência, podemos destacar:
- Subsídios governamentais: Incentivos financeiros significativos para a compra de NEVs.
- Desenvolvimento da infraestrutura: Expansão de estações de carregamento para suportar a crescente frota de VEs.
- Inovação tecnológica: Avanços nas tecnologias de baterias e veículos elétricos.
Essas medidas não apenas estimularam a demanda interna, mas também ajudaram as fabricantes locais a ganhar vantagem sobre as concorrentes estrangeiras.
Por Que o Ocidente Está Ficando Para Trás na Transição para VEs?
Enquanto a China avança rapidamente, a aceitação de veículos elétricos no Ocidente está desacelerando. Nos Estados Unidos, por exemplo, a participação de mercado de veículos elétricos e híbridos foi de apenas 18% no primeiro trimestre de 2024.
Especialistas do ING afirmam que a tendência de eletrificação enfrenta desafios nos EUA e na Europa, resultando em um crescimento marginal na penetração de VEs nessas regiões. Fatores como preços elevados e uma infraestrutura de carregamento insuficiente são barreiras significativas para o crescimento no Ocidente.
A Demanda Interna por Automóveis na China Enfrenta Desafios
Ainda assim, nem tudo são boas notícias. As vendas domésticas totais de automóveis na China caíram 3,1%, marcando a quarta queda consecutiva. Isso reflete uma confiança do consumidor enfraquecida e a luta da economia chinesa para ganhar tração em meio à crise imobiliária prolongada.
Como resposta, o governo chinês anunciou subsídios em dinheiro para compras de veículos, que podem chegar a 20 mil yuans (cerca de R$ 15,5 mil). Esse benefício é retroativo a abril, quando os incentivos foram introduzidos.
Cidades Chineas Relaxam Restrições na Compra de Carros
Algumas cidades chinesas também começaram a relaxar as restrições na compra de carros. Pequim, por exemplo, anunciou a expansão de sua cota de licenças de NEVs em 20 mil, sinalizando um esforço para aliviar o congestionamento e melhorar a qualidade do ar na capital.
Essas ações destacam os esforços contínuos da China para se manter na vanguarda global da eletrificação de veículos. Com uma combinação de políticas governamentais agressivas e um mercado interno robusto, a China está estabelecendo novos padrões na indústria automotiva global.