Nesta quinta-feria (25), a OpenAI anunciou o lançamento do “SearchGPT”, um novo motor de busca que utiliza inteligência artificial para fornecer respostas em tempo real da internet. Este serviço, que promete desafiar o domínio do Google no mercado de buscas, incorpora modelos de linguagem avançados como GPT-4 Lite e GPT-4, oferecendo funcionalidades de busca de texto e imagem, além de resumos de páginas web em uma interface de chat.
A nova ferramenta vai permitir que usuários façam pesquisas de textos, sites e imagens por IA e deve concorrer com o IA Overview do Google, lançado em maio de 2024 e já disponível no Brasil. A expectativa é que o SearchGPT traga uma revolução na forma como realizamos buscas na internet.
As funcionalidades do SearchGPT
Segundo a OpenAI, o site será independente do ChatGPT e semelhante a outros canais de busca, com barra de pesquisa. Mas, diferentemente do próprio Google, o SearchGPT utiliza a linguagem conversacional e acumula o conhecimento de buscas anteriores.
Em postagem oficial em seu blog, a dona do ChatGPT afirma que as respostas têm atribuição e links claros, em linha e nomeados, para que os usuários saibam de onde as informações estão vindo e possam se envolver rapidamente com mais resultados em uma barra lateral.
Como funciona o sistema de busca do SearchGPT?
A nova ferramenta de buscas é alimentada pela família de modelos de IA GPT-4 e está disponível para 10 mil usuários de teste no lançamento, que inicialmente será gratuito. Embora o protótipo seja temporário, a OpenAI planeja, no futuro, integrar os recursos de pesquisa do SearchGPT diretamente no ChatGPT, seu famoso chatbot.
A empresa não anunciou nenhuma data esperada para o lançamento global do seu site de buscas. Ainda de acordo com a startup, o SearchGPT foi desenvolvido em colaboração com editores e criadores de conteúdo de veículos de imprensa como a revista The Atlantic.
Google na mira?
O Google, conhecido como a principal ferramenta de busca do mundo, ainda ocupa uma posição dominante no mercado de tecnologia. No entanto, a chegada do novo mecanismo de busca aumenta a pressão sobre o Google, que passou a ser ameaçado pelo ChatGPT e outros buscadores alimentados por IA, como a plataforma Perplexity AI, que recebeu investimento do bilionário Jeff Bezos.
Além disso, pesquisas mostram que as novas gerações, como a geração Z, utilizam o TikTok como principal mecanismo de busca. Segundo uma pesquisa da Adobe, 64% dos jovens utilizam o TikTok para pesquisar sobre os mais variados assuntos na internet.
É evidente que o avanço da tecnologia e a preferência dos usuários por soluções mais rápidas e eficazes colocam em cheque a soberania do Google. Com o lançamento do SearchGPT, a OpenAI promete mudar o cenário das buscas online, trazendo uma alternativa robusta e inovadora para o mercado.
Recursos Principais do SearchGPT
- Pesquisa inteligente: Utiliza IA para responder em tempo real.
- Links com atribuição: Respostas com fontes claras e nomeadas.
- Acúmulo de conhecimento: Memória de buscas anteriores.
- Colaboração com criadores de conteúdo: Informações curadas por especialistas.
- Integração futura: Possível fusão com o ChatGPT.
Quais são as expectativas do público?
As expectativas são altas para o lançamento do SearchGPT, especialmente entre os entusiastas de tecnologia e desenvolvedores que já utilizam o ChatGPT. O fato de a ferramenta ser gratuita inicialmente permitirá um rápido crescimento da base de usuários, o que pode acelerar a implementação global.
Além disso, a integração com criadores de conteúdo e editores renomados garante a qualidade e a precisão das respostas fornecidas. Isso pode transformar o SearchGPT na ferramenta de escolha para quem busca informações precisas e rápidas na internet.
Agora, é esperar e ver como o mercado vai reagir a essa nova proposta da OpenAI. O certo é que o SearchGPT tem o potencial para mudar a maneira como navegamos e encontramos informações online, desafiando de frente gigantes do mercado como o Google.