Alta nos preços faz produtos sumirem dos carrinhos dos brasileiros

Por: Maiana Moura

Os consumidores brasileiros estão enfrentando um cenário econômico desafiador, com preços de produtos alimentícios em constante ascensão.

Esse aumento tem forçado as pessoas a repensar suas estratégias de compras e a buscar alternativas para economizar.

Como resultado, a quantidade média de itens comprados caiu significativamente no primeiro semestre deste ano.

Segundo o estudo "Hábitos de Compra no Varejo Alimentar", conduzido pela Neogrid/Opinion Box, alguns produtos se tornaram notavelmente menos frequentes nas compras dos brasileiros.

O relatório destacou que o azeite foi o item com maior queda no consumo, seguido por carnes e produtos hortifrútis.

A Neogrid, uma empresa especializada em soluções para a gestão da cadeia de consumo, observou que o preço do azeite subiu 19,8% em julho de 2024 em comparação com o início do ano.

Esse aumento no custo do azeite é apenas um exemplo de uma tendência mais ampla de alta de preços.

A pesquisa também mostrou uma redução de 7,3% nos gastos médios por compra de janeiro a junho de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, indicando uma retração no consumo nos lares brasileiros.

Para muitos consumidores, o preço tornou-se uma das principais considerações na hora de fazer compras. De acordo com o estudo, 65% dos entrevistados apontaram o custo como fator decisivo.

Além disso, 80% dos brasileiros acreditam que os preços atuais são injustos, com 82% afirmando que deixaram de comprar algum item devido ao valor elevado.