Banco Central define novas regras para o Pix; confira

Por: Maiana Moura

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou um importante ajuste no calendário do Pix automático.

Inicialmente prevista para outubro de 2024, a funcionalidade que promete facilitar pagamentos de contas recorrentes, será adiada para 16 de junho de 2025.

Esta nova ferramenta permite que débitos como os de água, luz, mensalidades escolares e até mesmo condomínios sejam pagos automaticamente, uma vez que o pagador autorize o procedimento previamente.

A mudança na data tem como objetivo garantir a implementação de melhorias na segurança, elemento crucial para o sucesso e aceitação do serviço.

Quais são as novas medidas de segurança anunciadas?

Medidas para Novos Dispositivos: Para dispositivos ainda não cadastrados no Pix, o limite por transferência será de R$200, com um máximo diário de R$1.000.

Segurança aprimorada em dispositivos conhecidos: Para dispositivos já cadastrados e reconhecidos pelo sistema, as condições permanecem inalteradas, proporcionando facilitação contínua para usuários regulares.

Monitoramento frequente: As instituições financeiras terão que verificar semestralmente se algum de seus clientes está registrado como potencial fraudador na base de dados do Banco Central.