Ao longo de seus 93 anos, Silvio Santos se tornou um dos mais importantes executivos do setor de mídia no Brasil. Ele foi o fundador do Grupo Silvio Santos, que inclui a emissora SBT, Jequiti, Sisan Empreendimentos, Liderança Capitalização e SS Participações, além do hotel Jequitimar. O apresentador acumulou um patrimônio de R$ 1,6 bilhão, segundo a Forbes.
A morte de Silvio Santos no último sábado (17), vítima de complicações de um quadro de broncopneumonia causado pelo vírus influenza (H1N1), levanta a questão de como será a sucessão do comando das empresas fundadas em 1959. Neste cenário, sua filha Renata Abravanel surge como o nome mais forte para assumir a liderança.
Quem é Renata Abravanel?
Renata, com 39 anos, é a filha mais nova de Silvio Santos. Suas irmãs são Cintia (63), Silvia (53), Daniela (47), Patrícia (46) e Rebeca (43). Todas têm algum envolvimento nos negócios do pai. Desde 2010, Renata tinha sido preparada para liderar os negócios do pai, enquanto o grupo era presidido por Guilherme Stoliar, sobrinho de Silvio.
Futuro do Grupo Silvio Santos
Renata assumiu a presidência da holding em 2020, com a saída de Stoliar. Dois anos depois, ela passou o bastão para José Roberto Maciel, que já era CEO do SBT há mais de uma década. Atualmente, Renata ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos.
Renata tem uma preparação acadêmica sólida. Ela se graduou em administração de empresas na Liberty University, nos Estados Unidos, e fez cursos relacionados na Fundação Getulio Vargas, no Insper e na Fundação Dom Cabral. Em 2016 e 2017, frequentou a Universidade de Harvard.
A operação da Jequiti
Dentre as empresas do grupo, a marca de cosméticos Jequiti destaca-se com mais de 260 mil revendedoras no Brasil. Recentemente, a empresa esteve próxima de ser vendida para a Cimed por R$ 450 milhões, mas as negociações foram encerradas devido a uma discordância sobre o valuation.
Com uma formação sólida e uma visão moderna de gestão, Renata Abravanel se encontra bem preparada para enfrentar os desafios e dar continuidade ao legado de seu pai. O futuro do Grupo Silvio Santos agora pode estar em suas mãos, representando uma nova era para o império construído por Silvio Santos ao longo de tantas décadas.