Com uma economia em rápido desenvolvimento, um forte mercado de trabalho e queda na inflação, os Estados Unidos se destacam e ultrapassam outras nações prosperadas. O crescimento econômico dos EUA no período de um ano alcançou 2,5%, superando todas as demais economias avançadas, com uma expectativa positiva para 2024.
De acordo com Ryan Sweet, economista-chefe da Oxford Economics, “Os EUA estão aguentando muito melhor do que outros países. Parece que o motor da economia dos EUA segue funcionando, mas não em outros países”.
As Razões do Sucesso Econômico dos EUA
Vários fatores contribuíram para essa evolução econômica favorável. Primeiramente, tivemos estímulos bilionários na economia. Quando o mundo foi paralisado pela pandemia, cada país teve que descobrir maneiras de apoiar seus cidadãos e economia.
Em março de 2020, o Congresso Americano aprovou uma lei de estímulo econômico no valor de US$ 2,2 bilhões. Este ato histórico resultou na maior injeção de dinheiro federal na economia americana, e esse estímulo contínuo suportou os gastos dos consumidores, que são responsáveis por 70% da atividade econômica.
A Flexibilidade do Mercado de Trabalho Americano
Em segundo lugar, destaca-se a flexibilidade do mercado de trabalho americano. A uma taxa de desemprego abaixo dos 4% desde fevereiro de 2022, os EUA vêem sua massa trabalhadora aumentar, o que, consequentemente, estimula o consumo.
Isso permitiu mais flexibilidade para as empresas reduzirem sua força de trabalho no início da pandemia, promovendo adaptações e investimentos em novas tecnologias, tornando-as mais eficientes e beneficiando os trabalhadores a longo prazo.
Já a Independência Energética é Outro Fator Decisivo
Os Estados Unidos são exportadores de energia, e esse fato tem auxiliado significativamente a economia local. Quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e os preços da energia dispararam, a Europa sentiu muito mais o impacto desse aumento do que os EUA.
Com a guerra na Ucrânia afetando os preços da energia, o impacto foi consideravelmente pior na Europa do que nos Estados Unidos. Essa independência energética permitiu uma recuperação da inflação bem mais rápido nos EUA, se comparada a muitos países europeus.
Um Vigoroso Crescimento no 4º Trimestre de 2023
A economia dos Estados Unidos cresceu 3,3% no 4º trimestre de 2023 e termina um ano bastante positivo neste aspecto. Esse avanço na economia e o aumento da renda têm sido um forte estímulo para o crescimento.
Em um ambiente de crescente inovação e transformação, os EUA provam mais uma vez a resiliência e a robustez de sua economia. Este fato instigante poderá inspirar outras nações nas suas políticas econômicas no futuro.