Na última segunda-feira (9), uma notícia empolgante agitou os fãs de televisão no Brasil: os famosos seriados Chaves e Chapolin poderão retornar às telas brasileiras.
O Grupo Chespirito e a Televisa chegaram a um novo acordo sobre os direitos de exibição, e a Globo já mostrou interesse em trazer essas produções de volta ao público brasileiro.
A plataforma de streaming da Globo, Globoplay, pretende disponibilizar os episódios tanto na TV aberta quanto em seu serviço digital.
Como será a nova exibição de Chaves e Chapolin?
O SBT, emissora que exibiu Chaves e Chapolin por mais de 30 anos, também está de olho nos direitos de transmissão. Em 2020, as séries foram retiradas do ar por conta de um desacordo entre a Televisa e os herdeiros do criador Roberto Gómez Bolaños.
A disputa envolvia questões sobre os direitos dos personagens e das tramas, já que a Televisa possuía as fitas, mas os herdeiros detinham os direitos intelectuais. Depois de intensas negociações, os lados conseguiram chegar a um entendimento financeiro.
Interesse da Globo e a disputa por Chaves
Há 15 anos, a Televisa triplicou o valor para a renovação do contrato: exigiu US$ 1,5 milhão por um ano de exibição de Chaves. Até então, o SBT pagava US$ 500 mil pela série.
O sinal de que o acordo entre as empresas chegaria ao fim despertou interesse entre outras emissoras, incluindo a Globo, que tomou a dianteira para adquirir o passe da atração mexicana.
Apesar da boa audiência, o que se comentava era que Chaves não atraía anunciantes, parte principal da renda das emissoras de TV. Uma reportagem da Folha de S.Paulo, à época, apurou que a intenção da Globo era tirar a atração do SBT, que, por vezes, deixava a rival em segundo lugar no Ibope.
Quais as expectativas com o retorno?
Além de satisfazer os fãs, o retorno de Chaves e Chapolin à televisão pode abrir novas oportunidades no mercado de produtos licenciados e campanhas de marketing, explorando a duradoura popularidade desses personagens.
O retorno dessas séries ao Brasil, seja pela Globo ou pelo SBT, traz uma renovação de esperança e nostalgia para os entusiastas. A colaboração entre Televisa e Grupo Chespirito é um passo crucial na preservação e valorização dessas obras culturais tão queridas pelo público brasileiro .