Diretamente de São Paulo, em 18 de Fevereiro de 2024 – A gigante de serviços financeiros, Itaú (ITUB3), anunciou o lançamento de um novo banco digital no Chile, chamado “itu”.
A iniciativa é fortemente focada em simplicidade, transparência e educação financeira, buscando acessibilidade no mundo financeiro aos usuários.
Desmistificando a complexidade bancária
O novo banco digital foi concebido para desburocratizar o cenário complexo dos serviços bancários digitais. “Através de uma experiência guiada, trazemos informações relevantes e com linguagem acessível em momentos cruciais da tomada de decisão”, afirmou Jorge Novis Neto, head de desenvolvimento de negócios digitais do Itaú Chile. Ele complementa, “O ‘itu’ desmistifica a complexidade da atividade bancária no ambiente digital”.
Cotação atualizada: ITUB3
Funcionalidades inovadoras do banco ‘itu’
Os usuários do novo banco poderão customizar a página inicial do aplicativo de acordo com as suas preferências e necessidades. Além disso, a plataforma possui a funcionalidade “chanchitu”, que permite aos clientes separar dinheiro para objetivos financeiros específicos. A conta não cobrará tarifa de manutenção até 30 de junho e, após essa data, a gratuidade será mantida, dependendo do uso que o cliente fizer da conta.
Antecedentes da presença do Itaú no Chile
Previamente ao lançamento do ‘itu’, o Itaú já contava com mais de 1 milhão de clientes em suas 150 agências e postos de atendimento no Chile. Em novembro de 2023, o Itaú aumentou sua participação no Itaú Chile e, agora, detém diretamente ou indiretamente, 67,42% do capital social do banco.
Similitude entre ‘iti’ e ‘itu’
O lançamento do ‘itu’ pela Itaú no Chile reflete uma estratégia similar adotada no Brasil em 2019, quando a instituição lançou a plataforma digital ‘iti’. Ainda em 2022, o Itaú anunciou que o iti contava com mais de 18 milhões de clientes no Brasil, porém, mais recentemente, a plataforma vem recebendo menos destaque nas divulgações de resultados do banco.
Itaú planeja lançamento de super app
Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú, anunciou recentemente que a instituição planeja lançar um novo super app no primeiro trimestre de 2024. Conhecido internamente como ‘One Itaú’, o projeto é uma evolução do ‘iti’, porém, neste novo formato, atenderá toda a base de clientes.