Em uma análise detalhada realizada pelo g1, foram destacadas várias estratégias pedagógicas e administrativas que resultaram na melhoria significativa dos índices de educação em diversos estados brasileiros, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A seguir, veremos como Pará, Goiás, Paraná, Espírito Santo e Ceará alcançaram resultados notáveis.
Cada estado implementou um conjunto de ações distintas, que abrangem desde a valorização da carreira de professor até a aplicação de avaliações diagnósticas constantes.
Valorização dos professores no Pará
Segundo Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará, a valorização dos professores foi uma das principais ações implementadas no estado. Um dos maiores salários do Brasil é pago aos professores da rede pública para motivar e reter os melhores educadores.
Principais estratégias do estado
- Remuneração atraente: Aumento significativo nos salários dos professores.
- Infraestrutura escolar: Reconstrução de 150 escolas e melhoria na alimentação e transporte escolar.
- Monitoramento contínuo: Provas frequentes para avaliar e recompor conteúdos.
- Carga horária aumentada: Mais aulas de português e matemática para reforçar o conteúdo.
- Valorização do aluno: Prêmio de R$ 10 mil em materiais de construção para a família do melhor aluno de cada turma.
Formação prática e Bolsa-Permanência em Goiás
Goiás conseguiu manter um bom desempenho no Ideb ao longo dos anos com foco na formação prática dos professores e políticas de permanência escolar. Segundo Fátima Gavioli, secretária de Educação do estado, investimentos sólidos foram cruciais para essas melhorias.
Formação de professores na prática
- Parcerias com ONGs e instituições: Formação prática e centrada no dia a dia dos professores.
- Monitoramento de aprendizagem: Acompanhamento pedagógico consistente dos alunos.
- Bolsa estudo: Incentivo financeiro de R$ 112 por mês para alunos que frequentam a escola e têm boas notas.
Como o Espírito Santo e o Paraná transformaram a educação
Nos estados do Espírito Santo e Paraná, políticas de ensino integral e avaliações diagnósticas foram algumas das estratégias adotadas para melhorar a qualidade da educação. Vitória, capital do Espírito Santo, destacou-se especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
Educação integral no Espírito Santo
Implementação de um programa de ensino integral, com foco em aulas dialogadas e atividades práticas em laboratórios, resultou em um maior índice de aprendizado.
Avaliações diagnósticas no Paraná
- Seleção de gestores: Diretores de escolas escolhidos por capacidade técnica.
- Formação continuada de professores: Programas semanais para 33 mil docentes.
- Combate ao abandono: Investimento em alimentação escolar e conectividade nas escolas.
Qual é o segredo do sucesso do Ceará?
O Ceará se destacou pela implementação do programa Aprendizagem na Idade Certa e educação em tempo integral. A busca pela equidade e individualização das atenções às necessidades dos alunos foram fundamentais para os avanços na educação do estado.
Foco na alfabetização e educação profissional
- Programa Aprendizagem na Idade Certa: Parceria com redes municipais para suporte pedagógico e gestão.
- Educação integral: Mais de 512 escolas com carga horária ampliada.
O que podemos aprender com esses estados?
Esses exemplos mostram que investir na valorização dos professores, em infraestrutura escolar, programas de recuperação de aprendizagem e educação integral são estratégias eficazes para melhorar os índices educacionais. A continuidade e consistência das políticas também são elementos-chave.
Ao observar esses estados de destaque no Ideb, fica claro que não existe uma solução única, mas sim um conjunto de ações bem planejadas e implementadas que podem servir de inspiração para outras regiões do país.